Amigos do Balbo: Balbo faz

Balbo faz


Na edição de 3 de setembro de 1996, de Zero Hora, foi publicada uma pesquisa sobre o desempenho de 29 prefeitos do Rio Grande do Sul. Balbo Teixeira ficou em primeiro lugar, com um índice de 77% de aprovação. "Balbo Teixeira é um tocador de obras", qualificou o repórter Roberto Nielsen. Balbo Teixeira foi prefeito de São Gabriel por três mandatos, em três períodos distintos. Durante esse período, fez um governo realizador, com investimentos em todas as áreas. Confira, algumas de suas realizações.

SAÚDE

 Construção do CTI foi maior obra de Balbo


Considerada a maior obra da administração de Balbo Teixeira, o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) construído na Santa Casa de Caridade de São Gabriel, permite um atendimento regionalizado. O projeto, executado com recursos oriundos da prefeitura, beneficia as cidades de toda a região. Junto ao prédio do CTI, foi construída a Central de Gases que comporta oxigênio, vácuo e ar comprimido. Durante esse período, a gestão de Balbo firmou convênio com a Fundação do Banco do Brasil que possibilitou a aquisição de aparelhos de hemodiálise, criando o Centro de Nefrologia. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde foi totalmente reformulada e gabinetes odontológicos foram instalados em vários postos de Saúde da cidade.

POSTO MÓVEL NA ZONA RURAL - Durante a segunda administração de Balbo, uma das alternativas para atender aos moradores da Zona Rural de São Gabriel, foi o Posto de Saúde Móvel dotado com Unidade Médica e Odontológica. O veículo, com toda a infraestrutura necessária, levava atendimentos a vários locais, inclusive na periferia da cidade.


FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL – Inaugurada no dia 31 de julho de 2007 a Farmácia Popular do Brasil, é localizada no Hospital Iolanda Wallauer. A Farmácia Popular do Brasil prestou 12 mil atendimentos, em apenas um ano. Para ser beneficiado é preciso apenas uma receita médica.



DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE - Proporcionar saúde e garantir qualidade de vida para a população deixaram de ser projetos no papel para a realidade do dia a dia do gabrielense durante a gestão de Balbo Teixeira. A descentralização para os postos de Saúde deu certo. O Posto de Saúde do Bairro Independência é a oitava Unidade de Saúde Básica em São Gabriel, projeto desenvolvido com o objetivo de beneficiar, só no bairro, mais de 10 mil pessoas. O novo posto desafogou o atendimento de outras três unidades. Além disso, mudanças implementadas pela Secretaria Municipal da Saúde no sistema de marcação de consultas nas unidades básicas do município proporcionaram mais conforto para a população.



REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL - Uma das principais conquistas de Balbo Teixeira, foi o avanço inédito na redução da mortalidade infantil. De 33 óbitos registrados nos últimos 6 anos o índice baixou para SETE, até o fim do mandato de Balbo. O trabalho do Programa Prá-Vida desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde foi um dos destaques nos últimos anos. O programa distribuia, em parceria com o Roupeiro dos Pequeninos, enxovais aos recém-nascidos, além de cerca de 12 mil pratos de alimentação calórica para as famílias atendidas.



SAÚDE NO BAIRRO – Durante o período que Balbo esteve à frente da prefeitura, Saúde foi levada para todos os gabrielenses, através do Saúde no Bairro. O programa possibilitou à população várias atividades como palestras e orientações em saúde, e exames médicos. O Saúde no Bairro insere-se na política de prevenção em saúde, visando reduzir a demanda da população nos postos de saúde e no Pronto Atendimento.



SORRINDO PARA O FUTURO – O Sorrindo para o Futuro é um projeto de promoção de saúde bucal realizado através de uma parceria com o Sesc. Eram atendidos escolares de nível B da Educação Infantil até a 4ª série do Ensino Fundamental, idade em que as crianças estão consolidando seus hábitos de higiene e dieta que estão intimamente ligados à saúde bucal. Este projeto visa melhorar as condições gengivais e prevenir a cárie.



PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR – Mais de 350 crianças, de zero a 6 anos, e cerca de 300 famílias foram beneficiadas com a implantação do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). A população de 11 bairros foi foco da primeira etapa do PIM. Até o final do mandato de Balbo, 12 visitadoras orientam as famílias, para que promovam o desenvolvimento de suas crianças.



NOVOS PROGRAMAS DE SAÚDE – Durante a gestão de Balbo Teixeira, foram criados os projetos Saúde no Bairro, Saúde na Escola, Saúde no Asilo e o Comboio da Saúde. Com isso, a saúde foi levada ao cidadão. Toda a estrutura com médicos, odontólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e auxiliares de enfermagem é levada a vários locais da cidade. Acadêmicos da Urcamp e da Escola de Futebol do Cruzeiro realizam atividades recreativas.



MAIS TRANSPORTES PARA A SAÚDE – A exemplo do que fizemos com a renovação do parque de máquinas, também equipamos a área da Saúde com novas viaturas. Duas vans, para transporte de pacientes que necessitam de tratamento em outras cidades, uma ambulância e um microônibus foram as últimas aquisições do Governo Municipal. Os veículos proporcionam mais conforto às pessoas que necessitam viajar vários quilômetros para tratamento.



PROJETO É DESTACADO POR REVISTA – O Projeto Saúde na Escola, desenvolvido no nosso governo foi tema de reportagem divulgada na edição da revista do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região-RS. A matéria intitulada “São Gabriel implanta projeto Saúde Escolar do Crefito5RS”, refere-se ao projeto do Conselho que visa promover a saúde postural junto aos estudantes das escolas gaúchas e que, por iniciativa do fisioterapeuta Arguacy Madeira de Oliveira, foi implantado na rede municipal de ensino de São Gabriel.



PROJETOS PARA OS IDOSOS – Projetos que beneficiam e mudam a vida da população idosa fazem parte das nossas prioridades. O Saúde no Asilo, que era desenvolvido em parceria com a direção da instituição asilar São João e do Conselho Municipal do Idoso levava atendimento especializado nas áreas de fisioterapia, clínica geral e odontologia. Também é disponibilizado um auxiliar de enfermagem para encaminhamento para posteriores atendimentos. Além disso, com a participação de acadêmicos de Educação Física da Urcamp, eram ministrados exercícios físicos.



COMBOIO DA SAÚDE – A implantação da municipalização plena da saúde e de um plano de carreira para os profissionais da área, são as propostas para qualificar ainda mais a saúde em São Gabriel. O atendimento também era feito no interior do município com o Comboio da Saúde, que levava orientações e realização de exames, verificação de pressão arterial; testes de glicose no sangue; atendimento pediátrico; coletas de preventivo do câncer do colo do útero; atendimento odontológico; pesagem de crianças (pela Pastoral da Criança); consultas clínicas; grupos de palestras (sobre saúde bucal, dengue, prevenção câncer de colo uterino, prevenção de doenças transmitidas por alimentos etc); distribuição de preservativos; entrega de medicamentos. Também eram realizados cortes de cabelo e outros serviços de cidadania, através de parcerias.


EDUCAÇÃO

Uma revolução na educação

À esquerda, os novos prédios contruídos e, à direita, como eram as escolas antes de Balbo

Quando Balbo Teixeira assumiu a prefeitura de São Gabriel, em 1983, a situação da educação era precária. Velhos prédios, sem condições, e muitas dificuldades eram enfrentadas pelos professores e alunos. O primeiro problema era a falta de espaço nas escolas, pois a rede física não era suficiente e muitos prédios simplesmente não apresentavam condições de higiene e segurança. A soluções encontrada por Balbo foi substituir os prédios escolares por outros modernos e com toda a infraestrutura.

PLANO DE CARREIRA DOS PROFESSORES - Na gestão de Balbo Teixeira, não foram só os alunos que mereceram atenção. Durante a sua administração foram realizados treinamentos, cursos, reuniões e encontros pedagógicos com professores. Porém, a maior valorização do Magistério aconteceu com a criação do Plano de Carreira.


CASA DA CRIANÇA- Em 1994, foi inaugurada a Casa da Criança "Severina Trassante Collares", construída através de parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado. A obra beneficiou os moradores do Bairro Independência, atendendo mais de 100 crianças com lactário, berçário, maternal e jardim da infância. 


CAIC - Foi no Governo Balbo Teixeira que mais de 45 escolas foram construídas na sede e interior do município e, posteriormente, num projeto ousado e revolucionário foram criadas as escolas pólos. Entretanto, um dos maiores avançoes na área, foi a construção do Centro de Atendimento Integral à Criança - CAIC. Apenas 5 municípios do Brasil receberam recursos para esse projeto. O CAIC oferece além de aulas, alimentação, lazer e atendimento de primeiro mundo.

CRECHES - A maioria das creches existentes em São Gabriel, foram construídas nas administrações de Balbo Teixeira. Na Vila Santa Clara foi construída uma creche com berçário, refeitório, cozinha, lavanderia, banheiros e área de lazer, para crianças de zero à quatro anos. A obra ajudou a evitar que os moradores fossem obrigados a se deslocar para o Centro. As Creches Tia Suely, e Anadir Laureano também foram construídas por Balbo. 
Os moradores dos Bairros Santo Antônio e Progresso, e ainda das comunidades vizinhas, terão, em breve, uma das mais modernas creches do Estado. O projeto, que iniciou no Governo Balbo Teixeira, previa a construção de uma unidade modelo para todo o Rio Grande do Sul. Os recursos de R$ 700 mil foram buscados em Brasília, através do deputado federal Luis Carlos Heinze, e são provenientes do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escola Pública de Educação Infantil (Proinfância). A obra vai beneficiar cerca de 400 famílias.



MERENDA ESCOLAR - O projeto que terceirizou a merenda escolar em São Gabriel foi apresentado pela Secretaria Municipal da Educação durante a Expointer. O programa foi lançado em 2006 pelo Governo Municipal. A merenda escolar, que era servida nas escolas da rede municipal, tinha por objetivo resolver a falta de qualidade da alimentação que era servida aos alunos. As crianças bem alimentadas têm mais condições de absorver os ensinamentos. Os alunos da rede pública municipal de ensino contavam com uma merenda escolar mais balanceada, elaborada por nutricionistas, que garantia um lanche no horário da manhã e as demais refeições nos horários habituais. Este foi um importante passo para a melhoria do desempenho dos alunos.



UNIVERSIDADES – Há três anos funciona em São Gabriel quatro cursos da Universidade Federal do Pampa: Gestão Ambiental, Biologia, Engenharia Florestal e Biotecnologia. São mais de 450 alunos. A conquista da Unipampa foi uma grande vitória para São Gabriel, "que representa geração de emprego e renda". A prefeitura municipal, durante o Governo Balbo, doou uma área suficiente para ser transformada numa cidade universitária, "que vai possibilitar a criação de mais cursos, novas obras que vão gerar emprego e uma oportunidade para o jovem que não tinha condições de fazer um curso superior". O nosso governo buscou o desenvolvimento alicerçado em empreendimentos concretos. São Gabriel já está recebendo as benesses da universidade federal e a região está começando a se desenvolver.



BOLSAS – A administração de Balbo Teixeira investiu R$ 1,5 milhão no custeio de 91 Bolsas de Estudo integrais para alunos carentes. O convênio firmado com o Ministério da Educação, também inclui a Fundação Átila Taborda, mantenedora da Urcamp em São Gabriel. Foi a forma encontrada pelos prefeitos da região, que possuem campus da universidade, e pelo Governo Federal para auxiliar na recuperação financeira da universidade, ao mesmo tempo em que possibilita a inclusão no ensino superior de alunos egressos de escolas públicas.

EMPREGO E INVESTIMENTOS

Balbo Teixeira elegeu-se em 2004 com a proposta de gerar empregos. E foram cerca de mil vagas abertas em seu mandato, com a chegada de empresas florestadoras e da construção civil ao município.


EMPREENDIMENTOS - São Gabriel foi um dos 30 municípios selecionados pelo Sebrae, entre os 496 do Rio Grande do Sul, para receber o "Selo Prefeito Empreendedor", oferecido àqueles que tenham implantado projetos com resultados práticos na geração de emprego e renda, e de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas, contribuindo para o crescimento econômico e social de seus municípios. O pioneirismo da criação e implantação da nova Lei do Simples; o trabalho na busca de empreendimentos como a Aracruz, o Marfrig e a Unipampa; o apoio à apicultura que transformou São Gabriel em exportador de mel; e o incentivo ao Turismo Rural, são iniciativas que fizeram com que o Município ficasse entre aqueles que obtiveram 50%, ou mais, da pontuação total máxima, para receber o Selo de Prefeito Empreendedor. O empreendedorismo verificado na Lei do Simples assinada em São Gabriel é traduzido na isenção do ISS para microempresas que faturam até R$ 60 mil por ano, e uma alíquota de 2% a quem exceder o limite da isenção até R$ 240 mil, significando uma redução da carga tributária aos prestadores de serviços. Hoje São Gabriel possui cerca de 1.750 empresas formalizadas e mais de 100 de atividades formais. Destas, 90% são micro e pequenas, que geram a maioria dos empregos.

10º LUGAR EM GERAÇÃO DE EMPREGOS - A geração de emprego e renda durante o Governo de Balbo, colocou São Gabriel em 10º lugar entre as principais cidades do Estado que mais empregaram em 2006. No ranking estadual São Gabriel compete com Porto Alegre, Caxias do Sul, Gravataí, Santa Maria, São Leopoldo, Rio Grande, Pelotas, Canoas e Cachoeirinha.


ARACRUZ – Em fevereiro de 2006 Balbo Teixeira liderou uma delegação de São Gabriel na visita à indústria Aracruz Celulose, na cidade de Barra do Ribeiro. Este foi o primeiro empreendimento conquistado dentro do programa de geração de emprego e renda, que teve desdobramento nos meses seguintes com a vinda de outras indústrias.


MARFRIG – A negociação concluída no dia 20 de julho de 2006 com o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, ex-ministro Pratini de Moraes, trouxe para São Gabriel o frigorífico Marfrig. O então prefeito Balbo Teixeira participou ativamente das negociações com o grupo de empresários paulistas. O protocolo de intenções foi assinado no Palácio Piratini entre o governador Germano Rigotto, Balbo Texeira, o presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Carne, Pratini de Moraes e o diretor-presidente do Marfrig, Marco Molina. Hoje, o Frigorífico Marfrig possui a mais moderna planta frigorífica do país.


AGROPECUÁRIA

OVINOCULTURA - Balbo Teixeira conseguiu com o Governo Federal recurso de R$ 350 mil, através do Ministério da Agricultura, para fomentar a ovinocultura. Foi lançado o programa de Incentivo à Ovinocultura, num encontro com os produtores que foram beneficiados com ovelhas e carneiros. Foram adquiridas 3 mil ovelhas de cria, 60 carneiros e uma máquina de tosquia.

HORTIGRANJEIROS - Criador da Feira do Produtor, em sua primeira gestão, Balbo Teixeira continuou dando apoio aos hortigranjeiros. Durante os meses de frio, a prefeitura auxiliou os produtores da Associação da Feira do Produtor com a aquisição de plástico, calcário e adubo.


BACIA LEITEIRA - Dando sequência ao plano de transformar o município num gerador de renda foi ampliado o apoio à Cooperativa de Leite de São Gabriel. A ideia era aumentar o desenvolvimento da produção leiteira, nos moldes do que já vinhasendo feito com a ovinocultura.



Com o INCRA foi oficializado um protocolo de intenções entre a prefeitura de São Gabriel para a construção de um entreposto para recebimento e resfriamento de leite, durante visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel e o presidente do INCRA, Rolf Hackbart. 

INFRAESTRUTURA


RECONSTRUÇÃO DE ESTRADAS- Assim que o Parque de Máquinas da prefeitura foi criado por Balbo Teixeira, ele determinou que todas as estradas do interior fossem reconstruídas. Desta forma, a situação foi mudando na Zona Rural. Resolvido o problema das estradas, Balbo voltou sua atenção para o desequilíbrio existente entre Zona Urbana e Zona Rural. O exôdo rural era eminente. Mas, com o Programa de Interiorização, através de condições de infraestrutura, como a eletrificação, começou a ser realizado.

LUZ PARA TODOS – O Gabinete do prefeito Balbo Teixeira desenvolveu desde 2005 o Projeto Luz Para Todos, em parceria com a AES Sul e o Comitê Estadual da Eletrosul. Neste período foram construídas redes de energia elétrica em diversas localidades do interior do município, beneficiando mais de 520 famílias. Na zona urbana as famílias são atendidas pelo Projeto Universalização, que tem por objetivo construir redes de energia elétrica. Desde 2005 já foram beneficiadas mais de 80 famílias.


MÁQUINAS PESADAS – A Prefeitura Municipal de São Gabriel renovou o parque de máquinas investindo R$ 3 milhões na compra de três motoniveladoras (patrolas), três retroescavadeiras e uma escavadeira hidráulica sobre esteiras, durante o período que Balbo esteve à frente da prefeitura. Também foram compradas duas roçadeiras hidráulicas, dois tratores agrícolas 4x4, quatro camionetas tracionadas cabine dupla, e um braço valetador. A aquisição totalizou um investimento de R$ 2,2 milhões. Antes da posse, em 2005, o parque de viaturas da prefeitura municipal estava sucateado, e alguns veículos já eram usados há mais de 30 anos. Com Balbo, a situação melhorou. Além disso, foram adquiridos sete microônibus para as secretarias municipais de Educação e Saúde.



CAMIONETAS, TRATORES, IMPLEMENTOS E CAMINHÕES – Depois da aquisição das máquinas pesadas foi dado prosseguimento a renovação e aquisição de maquinários, viaturas e equipamentos. Foram adquiridos mais nove caminhões zero quilômetro, com carroceria basculante e de última geração. São cinco caminhões truck e quatro toco, eletrônicos, que se juntaram às máquinas, camionetes, tratores e equipamentos. Foram investidos R$ 7,5 milhões.



CALÇAMENTO, ASFALTAMENTO E CANALIZAÇÃO – Em pavimentação em pedra irregular foram atendidas ruas de vários bairros totalizando mais de 40.831 metros quadrados. O asfaltamento foi feito nos bairros e centro da cidade totalizando mais de 94.293,99 metros quadrados, além de revestimento asfáltico sobre calçamento que totaliza mais de 9.175 metros quadrados. Também foi realizada microdrenagem em todos os bairros da cidade chegando a mais de 11.385,40 metros quadrados e esgoto pluvial 536 metros quadrados.



AVENIDA ANTONIO TRILHA - Foi entregue oficialmente no dia 4 de abril de 2007, data em que se comemorou os 161 anos de emancipação política de São Gabriel, o prolongamento da avenida Antônio Trilha. Foi o cumprimento de uma promessa de campanha de mais de 20 anos. A perimetral foi construída num trecho de 1 quilômetro, na zona urbana da RS 630, o qual foi municipalizado. O prolongamento dá mais liberdade às pessoas, pois oferece espaço para pedestres, ciclistas e automóveis, com segurança proporcionada por sinalização e urbanização da via. A prefeitura municipal de São Gabriel investiu mais de R$ 1 milhão na construção no prolongamento da avenida Antônio Trilha, que agora está beneficiando os moradores de nove bairros. A obra beneficia nove bairros e trouxe melhorias para as famílias residentes no local. Hoje a zona urbana da RS 630 tem quatro pistas, ciclovia, passeio para pedestres, nova iluminação pública, ajardinamento, sinalização e trevo de acesso.



AVENIDAS PARALELAS A BR 290 – Uma das maiores obras da história de São Gabriel: a travessia da BR 290, no trecho urbano do município. Serão 4 quilômetros de duas avenidas paralelas a BR 290, "que será o embrião para a duplicação da estrada federal". As avenidas serão urbanizadas e terá iluminação até o seu final, nos acessos aos campus das universidades. Foram empregadas 50 pessoas, com prioridade para mão de obra local, além do aquecimento do comércio, especialmente na aquisição de combustível e alimentação. A obra liberada, que está em fase de conclusão, vem ao encontro da nossa proposta de geração de empregos. Estão sendo construídas uma rótula no atual trevo de acesso à cidade; uma no cruzamento com a avenida Francisco Chagas e acesso ao Bairro Dr. Dácio. As ruas laterais não ficarão no mesmo nível da BR 290, terão largura de 5,5 a 7 metros e serão pavimentadas; no acesso ao Hotel San Izidro foi construída uma rótula fechada, que reduzirá risco de acidentes. Também será ampliada até a entrada para a Unipampa.



HABITAÇÃO – Em São Gabriel, projetos habitacionais desenvolvidos pela gestão Balbo melhoraram a qualidade de vida da população. Segundo relatório do setor de habitação do Município, num período de três anos, o Governo Balbo entregou 40 casas populares no Bairro Élbio Vargas e outras 11 – construídas em terrenos próprios – em locais diversos da cidade. Além disso, mais de 30 famílias estão sendo beneficiadas com o programa Melhorias Habitacionais. Foram entregues 60 casas para 60 pessoas contempladas com habitações populares no Loteamento Pomares, na semana passada, e estão sendo construídas mais 90 moradias no mesmo local. Os resultados são visíveis. Além dessas casas foram reconstruídas mais de 30 moradias com material reaproveitado de obras e doações.

CULTURA, ESPORTE E LAZER

GALPÃO DA RECULUTA - Na área do tradicionalismo, além do apoio e auxílio nos eventos, através de uma parceria com a Coordenadoria Tradicionalista Municipal, foi construído um galpão, que é o palco principal das atividades tradicionalistas de São Gabriel. Projeto estimado em mais de R$ 80 mil o Galpão da Reculuta oferece atendimento especial, seja na área de lazer (com palco central e cozinha e copa especialmente localizados) ou na área básica, com banheiros planejados dentro de normas legais para atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais.



CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO E GINÁSIO POLIESPORTIVO - O Centro Educacional, Cultural e Esportivo que está sendo construído no Parque Municipal Dr. Eglon, é um investimento grandioso do Governo Federal, que foi apresentado pela gestão de Balbo Teixeira. O centro terá quadras esportivas, palco para shows e salas de aula, distribuídos em 7,3 mil metros quadrados de área.



GINÁSIO - Outro complexo que foi entregue à população é o Ginásio Poliesportivo do Bairro Cidade Nova, que ocupa uma área de 892 metros quadrados. O lançamento oficial das obras do novo ginásio de esportes, que foi construído em terreno em frente a Escola Marques Luz, no bairro Cidade Nova, teve a participação do deputado federal Paulo Pimenta.



CENTRO POLIESPORTIVO - Com o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) na Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes, foi acertado com o secretário Wadson Ribeiro a construção do Centro Poliesportivo e Cultural, que está em andamento no Parque Dr. Eglon Corrêa. O Centro Poliesportivo terá um forte impacto na melhoria da qualidade de vida da população. A obra representa também mais uma geração de empregos para São Gabriel.